Resenhas 04dez • 2016

A Sociedade da Rosapor Marie Lu

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Rocco
Ano de Publicação: 2016
2º livro da série Jovens de Elite
Número de Páginas: 336
Código ISBN: 8579803071

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Comprar: SubmarinoLivraria CulturaLivraria SaraivaAmazon

Sinopse: Nome em ascensão na literatura young adult, Marie Lu conquistou seu lugar nas listas dos mais vendidos dos EUA com as séries Legend e Jovens de Elite, ambas com direitos de adaptação para o cinema adquiridos por grandes estúdios. A sociedade da Rosa é o segundo volume da saga de fantasia medieval Jovens de Elite e mostra a jovem Adelina Amouteru com sede de vingança. Depois de ser renegada pela família, ela é traída por aqueles em quem confiou, e parte em busca de outros malfettos - sobreviventes da febre do sangue que, como ela, possuem dons fantásticos -, para formar um exército próprio e combater a Inquisição do Eixo. Mas o ódio e o medo que a alimentam podem levá-la por caminhos perigosos, e uma oferta tentadora vai testar a verdadeira natureza dos seus poderes e de sua personalidade. Uma sequência de tirar o fôlego para uma saga épica.

ATENÇÃO! ESSA RESENHA CONTEM SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO DA SÉRIE! SE VOCÊ NÃO QUER SPOILERS, LEIA COM CUIDADO!

A Sociedade da Rosa é o segundo livro da série Jovens de Elite, da autora Marie Lu, que também escreveu a série Legend. O primeiro livro, Jovens de Elite, nos apresenta Adelina, uma jovem que vive em Kennetra, um país afetado por uma doença que marca os sobreviventes com deformações físicas, e os deixa com habilidades especiais. Os marcados, denominados malfettos, são descriminados pela sociedade, até mesmo por suas famílias, como no caso de Adelina que é maltratada pelo pai. A única pessoa que tem como amiga é sua irmã, Violetta.

Após acidentalmente matar o pai, Adelina é condenada a morte, mas é salva de sua execução por um grupo de malfettos revolucionários, conhecidos como a Sociedade dos Punhais. Adelina se junta ao grupo, e começa a aperfeiçoar seus poderes ilusórios. Adelina se aproxima rapidamente dos membros da Sociedade dos Punhais, principalmente de Rafaelle, um gentil acompanhante, e de Enzo, líder dos Punhais e príncipe exilado de Kennetra.

Mas as coisas não são tão simples quanto parecem. Adelina precisa lidar com a natureza sombria dos seus poderes, alem de precisar fazer um acordo com Teren, o Inquisitor chefe e soldado mais leal da rainha, para salvar a vida de Violetta. Adelina precisa determinar em quem deve depositar sua confiança.

sociedade-01

A descrição do plot que eu fiz ali em cima é focada no primeiro livro, porque seria chato entregar a direção da história logo de cara, sabe? Então achei melhor explicar um pouco da história do primeiro livro no começo, e passar o resto da resenha falando mais da escrita e dos personagens, que são as partes mais importantes do livro, na minha opinião. Essa é a segunda que eu leio da Marie Lu, e pela segunda vez, eu concluo uma leitura completamente satisfeito com o que eu li.

A narrativa é feita na maior parte pela Adelina, excluindo alguns capítulos narrados pelo Rafaelle ou pelo Teren. Os capítulos da Adelina são narrados em primeira pessoa, e os outros são em terceira pessoa. Pra ser totalmente sincero, eu estou um pouco cansado de livros YA narrados em primeira pessoa, porque parece que todos eles são. Mas a escrita da Marie Lu é muito boa, ela consegue passar muito da história só nos pensamentos dos personagens, então não dá pra reclamar muito.

O worldbuilding da série em geral é bem básico, a coisa mais diferente que tem no universo dos Jovens de Elite é a explicação de como os poderes deles funcionam, que é longa demais pra explicar aqui. Eu acho que a série poderia ter usado um pouco mais de originalidade no mundo criado, mas acho que a intenção foi dar maior foco para os personagens, e para as transformações que eles passam ao longo da história. Se a intenção foi essa mesma, deu bastante certo.

sociedade-02

ESSA É A PARTE DA RESENHA QUE VAI TER SPOILER, OK? SE NÃO QUISER SABER DETALHES IMPORTANTES DA HISTÓRIA, PULA PRO PARÁGRAFO DEPOIS DA PRÓXIMA FOTO!

O ponto mais forte da história pra mim é a evolução da Adelina como personagem. No começo do primeiro livro, ela é uma menina reprimida e rejeitada pelo pai. Ao longo do primeiro livro, descobrimos que não só ela tem o poder de criar ilusões, ela teve esse poder reprimido pela irmã, que é uma malfetto sem marcas. Por ter passado a vida com o seu poder contido, quando ela está longe da família, esse poder se liberta e ela se torna cada vez mais sedenta por poder e controle.

Além disso, a rejeição que sofreu pelas mãos do pai, combinado com o que ela pensa ser uma traição pelos Punhais enchem a alma dela de escuridão, e no final do segundo livro, ela é basicamente a vilã principal da história, tendo tomado o trono de Kennetra, e induzido Teren a assassinar a rainha Giullieta. Eu nunca imaginei que uma série YA ia se arriscar transformando a protagonista em vilã, mas fui surpreendido positivamente.

Os outros personagens são bastante interessantes, principalmente Teren, Enzo e Rafaelle, e no segundo livro Maeve, rainha da nação de Beldain, mas eu fiquei simplesmente vidrado da transformação da Adelina. Quero mais livros que se aprofundam mais no lado sombrio dos personagens assim. Mais personagens complexos, com motivações interessantes, e menos personagens básicos, por favor!

OK, ACABARAM OS SPOILERS!

sociedade-03

A Sociedade da Rosa, e a série Jovens de Elite no geral, é mais um exemplo de porque a Marie Lu é uma das minhas autoras de YA favoritas. Ela criou uma história interessante e com personagens bem construídos. Até aí já tava bom, mas ela ainda foi e fez uma transformação incrível com um desses personagens, de um jeito que eu nunca tinha visto em um YA na vida.

Recomendo A Sociedade da Rosa pra todo mundo, sério. E vocês, já leram algum livro da Marie Lu? Conta pra gente nos comentários!

Vinicius Fagundes ver todos os artigos
24 anos. Formado em Publicidade e Propaganda. Viciado em histórias. Desconhecido mundialmente.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

11 Comentários

  • Carolina Gama
    12 dez 2016

    Já li sobre o livro e me interessei, já li sobre o livro e fiquei na dúvida. Acho que é isso o barato do mundo dos blogs literários: a chance de ler vários pontos de vista. Quem sabe eu leia! Beijos!

  • Valéria
    11 dez 2016

    olá, moço… não conhecia a história masa trama parece ser envolvente… fico feliz que a autora tenha dado continuidade sem perder o ritmo da trama,satisfazendo o leitor ^^

    ainda assim não leria por não curtir YA, mas alguns alunos meus iriam apreciar essa obra…
    bjs ^^

  • Liziane Goulart
    09 dez 2016

    Oi!!
    Eu li a trilogia Legend e gostei muito, quando vi essa nova série da autora fiquei desejando muito. Ainda não tinha lido resenha dos livros e estou bem entusiasmada com a leitura.
    Beijão!

  • Rodrigo Costa
    08 dez 2016

    Como é que faz pra ler essa resenha por causa dos spoiler :/
    Eu nem acredito que o segundo volume foi lançado e eu nem li o primeiro! A Marie Lu escreveu minha distopia favorita “Legend” e tenho certeza que essa nova série vai me agradar. Que bom que suas impressões foram boas, me deixou mais frustrado ainda por não tê-los lido.

  • Oie
    ainda não conhecia o livro mas tem um enredo bem chamativo e interessante, gostei da protagonista haha e que legal que curtiu tanto o livro, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • Tatiana Castro
    07 dez 2016

    Olá!
    Eu sempre admirei essa capa lindíssima, mas nunca soube do que se tratava. Adorei que na resenha teve uma recapitulação sobre o primeiro livro para situar os perdidos como eu… também li os spoilers porque não aguentei…rs…
    Beijos!
    Gatita&Cia.

  • NIZETE RIBEIRO
    07 dez 2016

    Olá!
    Parei no 4º parágrafo, quando vi que estava ficando cada vez mais quente o spoiler. rsrsrs Adorei a premissa, vou já colocar nos meus desejados.
    Parebéns, otima resenha!
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

  • Oi!
    Adorei a resenha, não conhecia os livros mas achei interessante. Não tive a oportunidade de ler nenhum da série mas gostei da dica, viu? Adorei.
    Beijinhos

  • Fabiana
    05 dez 2016

    Olá Vinicius tudo bem?
    Menino que resenha linda. As imagens então estão perfeitas. Ainda bem que você me avisou dos spoilers kkkk ainda não li o primeiro por isso anotei a sua dica, mas vou começar do começo. Beijos

  • Morgana Brunner
    05 dez 2016

    Oiii, tudo bem?
    Parabéns pela resenha e as fotos ficaram demais, mas confesso que a história não me atraiu, por mais que conseguiu explicar certinho, achei meio sem graça.
    Abraços

  • Mariana Oliveira
    05 dez 2016

    Eu não consigo marcar nomes dos autores. Exceto se há muitos livros que eu tenha lido haha. Mas tenho certeza que li nada dessa autora. Por mais que a história me pareça repetida com outras que ja vi do gênero eu fiquei curiosa e vou confiar em você para que não me desaponte. Haha. Li os spoilers e não afetou em nada pra mim. Boa resenha. Um beijo.

  • Siga o @laoliphantblogInstagram