Resenhas 25dez • 2016

The Kiss of Deceptionpor Mary E. Pearson

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: DarkSide Books
Ano de Publicação: 2016
1º livro da série Crônicas de Amor e Ódio
Número de Páginas: 406
Código ISBN: 9788566636864

Comprar: SubmarinoLivraria Saraiva

Sinopse: Tudo parecia perfeito, um verdadeiro conto de fadas menos para a protagonista dessa história. Morrighan é um reino imerso em tradições, histórias e deveres, e a Primeira Filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos através de uma aliança política. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro? Quando se vê refugiada em um pequeno vilarejo distante o lugar perfeito para recomeçar ela procura ser uma pessoa comum, se estabelecendo como garçonete, e escondendo sua vida de realeza. O que Lia não sabe, ao conhecer dois misteriosos rapazes recém-chegados ao vilarejo, é que um deles é o príncipe que fora abandonado e está desesperadamente à sua procura, e o outro, um assassino frio e sedutor enviado para dar um fim à sua breve vida. Lia se encontrará perante traições e segredos que vão desvendar um novo mundo ao seu redor. O romance de Mary E. Pearson evoca culturas do nosso mundo e as transpõe para a história de forma magnífica. Através de uma escrita apaixonante e uma convincente narrativa, o primeiro volume das Crônicas de Amor e Ódio é capaz de mudar a nossa concepção entre o bem e o mal e nos fazer repensar todos os estereótipos aos quais estamos condicionados. É um livro sobre a importância da autodescoberta, do amor, e como ele pode nos enganar. Às vezes, nossas mais belas lembranças são histórias distorcidas pelo tempo.

Eu, honestamente, não estou sabendo lidar com a maravilha que é a leitura de The Kiss of Deception. Faz algum tempo que eu não fico tão animada com uma fantasia Young Adult, mas Mary E. Pearson sabia muito bem o universo que estava criando e não deixou de fora nenhum elemento que compõe uma boa história. Para aqueles que não conhecem o livro, The Kiss of Deception foi publicado pela DarkSide Books no início do ano e é o primeiro livro da trilogia Crônicas de Amor e Ódio (The Remnant Chronicles).

O enredo de The Kiss of Deception se passa no reino de Morrighan, onde a princesa Lia, Primeira Filha da casa de Morrighan decidiu fugir de seu casamento arranjado com o príncipe cujo o rosto ela nem ao menos conhecia. Com a ajuda de sua amiga Pauline, as duas se aventuram em uma viagem perigosa até um lugar seguro onde Lia pudesse começar uma vida nova, longe das obrigações da realeza. O problema é que Lia acaba despertando a fúria de muitas pessoas com sua fuga. O príncipe abandonado decide encontra-la a qualquer custo, assim como um assassino recebe a missão de matá-la. O caminho de Lia acaba se cruzando com os dois rapazes, mas será que ela seria forte o suficiente para salvar sua própria vida e daqueles que ama?

the-kiss-of-deception-imagem-1

Arrepios na espinha, apenas. Eu não sei como consegui esperar três meses para mergulhar na escrita maravilhosa de Mary E. Pearson. The Kiss of Deception é narrado do ponto de vista de Lia, mas possui alguns capítulos alterados entre o Príncipe e o Assassino, impedindo o leitor de identificar quem é quem na história, e talvez esse seja o maior charme do livro. É simplesmente impossível você não se envolver com esse enredo tentando descobrir qual a identidade dos dois rapazes. Acredito que qualquer leitor que seja um pouco apaixonado por romance, vai dedicar horas de leitura a esse livro apenas para tentar decifrar esse mistério da narrativa.

Eu só tenho elogios para a escrita de Mary E. Pearson. Gostei muito do cuidado que ela teve parar criar todo o universo do livro e do fato do enredo não se desenvolver de forma apressada. Nós temos tempo suficiente para conhecer e nos envolver com todos os personagens do livro e conhecer bem suas histórias. Gostei muito de poder me envolver com a cultura desse universo, de encontrar diferentes dialetos e mistérios envolvendo crenças religiosas. Acredito que todo esse clima meio “mágico”, embora nenhuma magia tenha sido mostrada ainda, tenha deixado a leitura ainda mais prazerosa.

the-kiss-of-deception-imagem-2

Lia é uma personagem feminina de caráter muito forte. Acho que o que me fez realmente querer ler The Kiss of Deception foi o fato dela ter decidido virar as costas para suas obrigações e ir correr atrás da vida que ela realmente queria viver. A desconstrução da ideia de “princesa” ao longo do livro é bem interessante, principalmente quando a vemos abrir mão completamente de qualquer tratamento de realeza apenas para ser uma pessoa comum. Acho que é esse ponto que a tornou uma personagem tão fácil de se identificar, porque ela deixa de ser um “ser inalcançável” para ser apenas Lia, uma garota normal que trabalha para se sustentar, mas que também é capaz de cometer erros.

O romance é o mais desesperador que eu já li em toda a minha vida. Primeiro porque passei a maior parte da leitura com um personagem favorito, mas eu não sabia ao certo se ele era o Príncipe ou o Assassino. Ainda assim, eu gostei como a autora desenvolveu as primeiras experiências de Lia com o amor, e depois de um tempo, acabou não importando muito a identidade do personagem, porque as coisas vão acontecendo de tal forma que é simplesmente impossível você ignorar a conexão que ela cria com ambos os rapazes do enredo – um mais que o outro, claro.

the-kiss-of-deception-imagem-4

Normalmente eu não sou muito fã de triângulos amorosos, porque eu tive uma experiência lendo A Seleção e só eu sei como aquilo foi torturante. Mas eu gostei muito de como a autora trabalhou a questão de ter dois personagens masculinos interessados em Lia, e como a atenção dela se divide muito bem entre os dois. Gostei muito de ver como ela se encaixa com cada um deles, mesmo tendo escolhido o meu favorito logo nas primeiras cenas dos dois.

Ao contrário do que pode parecer, os personagens desse livro têm um crescimento muito interessante de um capítulo para o outro. Eu gostei muito de como a autora brincou com a questão de responsabilidade e dever que cada um tinha e ao mesmo tempo colocando em dúvida a forma como eles se sentiam em relação a cada situação vivida ao longo dos capítulos. Acho que isso fez com eles saíssem muito da pessoa que eles eram nos primeiros capítulos e começassem a caminhar para explorar todo o seu potencial.

the-kiss-of-deception-imagem-3

Não tem como negar que eu estou completamente apaixonada por todo esse universo de Crônicas de Amor e Ódio. Acho que o fato de eu ter conseguido me envolver tanto com a personagem principal, a ponto de visualizar e sentir tudo dentro do enredo, foi fundamental para que eu mergulhasse de cabeça na história e terminasse essa leitura já desejando a continuação. Gosto muito quando tenho a oportunidade de vivenciar um autor novo, assim como foi com Mary E. Pearson, e me apaixonar não só pela sua escrita, mas também pelo universo criado e seus personagens.

Aos fãs de fantasia acredito que esse enredo possa ser bastante encantador. Mesmo que possa parecer apenas um romance com um triangulo amoroso, The Kiss of Deception explora muitos outros aspectos, ainda mais quando se trata das escolhas feitas pela sua personagem principal. É um enredo que vale muito a pena ser colocado na estante se você está procurando por uma leitura fluida e cheia de aventuras.

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

7 Comentários

  • […] Heart of Betrayal começa exatamente onde o primeiro livro da série nos deixo. Lia e Rafe estão sendo levados pelos soldados da Venda para encontrar o Komisar. Kaden […]

  • Renata
    09 jan 2017

    estou louca pra ler esse livro, tb odeio triângulos amorosos sofri em a seleção apesar de um eu só gostar por pena hahah. mas algm poderia me dizer se os livros dessa triologia são: the kiss of deception-the heart of betrayal-the beauty of darkness ? esse ultimo eu fiquei na duvida se faz parte ou n
    obrigada e bjsss

  • Isabela Pasqualini
    02 jan 2017

    Olá!
    Fico pensando se há algo ruim ou feito pra não gostarmos… Eu acho o livro, esteticamente, lindo e o enredo é muito, muito instigante. Não deve dar pra parar de ler… já ouvi falar muitas vezes sobre ele… Logo lerei!
    bjss

  • Licavargas
    02 jan 2017

    Mais uma resenha que me deixou desesperada e querendo ler esse livro o quanto antes. Já era um desejo de 2016, então ler sua resenha agora me faz ter a certeza de que não posso deixar de ler esse livro esse ano…
    Acho que a melhor sacada da autora foi colocar o triangulo mas de forma que o leitor não sabe quem é o principe e quem é o assassino. Só essa curiosidade já me deixa doida, e os outros detalhes só me empolgam ainda mais, mesmo fantasia não sendo minha primeira escolha na hora de separar as leituras….
    Espero gostar tanto, ou pelo menos um pouquinho do tanto que você gostou 🙂
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

  • Rodrigo Costa
    01 jan 2017

    Além de lindo o livro parece mesmo ser uma maravilha. Inveja branca de cada pessoa que o lê. è uma das minhas metas para esse ano. Adorei a resenha. Feliz 2017! 😉

  • Michele Lopez
    30 dez 2016

    Olá,
    Sua resenha me deixou encantada.
    Sou apaixonada por fantasia e estou bem intrigada para ler essa trilogia! Só tenho visto elogios e cada um me anima ainda mais!
    Adorei saber suas considerações e quero saber mais sobre esse seu personagem favorito que você não sabe se é o assassino ou o príncipe e se vou gostar dele.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

  • Carolina Valério
    29 dez 2016

    Olá!´
    Ótima resenha.
    Esse livro é maravilhoso! O segundo é melhor ainda, a Lia como sempre surpreende cada vez mais. Não vejo a hora de poder conferir o terceiro livro, tomara que a darkside não demore a lançar.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

  • Siga o @laoliphantblogInstagram