La Oliphant

La Oliphant

Resenhas

O Perfume da Folha de Chá por Dinah Jefferies

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Paralela
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 432
Código ISBN: 8584390464

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a editora para resenha.

Comprar: Submarino | Livraria Saraiva | Amazon |


Sinopse: Um homem atormentado por seu passado. Uma mulher diante da escolha mais terrível de sua vida. Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

25 de agosto de 2017 25/08/2017 5 Comentários

O Perfume da Folha de Chá é o segundo livro da autora Dinah Jefferies e foi publicado no Brasil em 2017 pela editora Paralela. O Romance se passa entre as décadas de 20 e 30 no Ceilão e narra à vida de Gwendolyn, uma jovem de 19 anos que se casa com um dono de uma fazenda de chá. Antes de começar a minha resenha, preciso deixar bem claro que não gostei nenhum um pouco do livro. Pretendo ser o mais parcial o possível, pois impressões de leitura são diferentes e, no geral, vi muitas avaliações boas deste livro.

O Perfume da Folha de Chá é um romance de época que se passa na década de 20, após a primeira guerra mundial em uma colônia inglesa que hoje faz parte do Sri Lanka.  Durante o período narrado na história tivemos movimentos de independência na Índia, guiados por Mahatma Gandhi, busca por melhores direitos dos colonos, propagação dos movimentos de extrema direita na Alemanha e a crise de 29.

Acho importante frisar o período histórico, pois um dos motivos de não gostar do livro foi à forma como tais acontecimentos pouco influenciavam na vida dos personagens. As revoltas tão importantes que aconteciam no Ceilão eram citadas en passant, Gwen tinha lá seus problemas, mas não se importava com nada fora do seu mundo privilegiado e restrito.

“Sabia muito bem que a culpa era capaz de consumir uma pessoa por dentro, e que era uma presença persistente, invisível a princípio, mas que ia crescendo até ganhar vida própria.”

Não me apeguei a nenhum personagem do livro. A protagonista se mostrou uma menina mimada e sem nenhum crescimento ao longo da história. O seu par romântico era ainda menos interessante. As coadjuvantes não passavam de clichês ambulantes se tornando previsíveis e fracas. No final do livro, tive a impressão de que todos os problemas se resolveriam com uma boa conversa após o casamento. A autora tinha na mão um excelente corte histórico, uma fazenda de chá inglesa e resolveu contar a história de uma jovem rica que, se casa e vai morar em outro país sem a mudança afetar sua vida.

De vez em quando a autora soltava que Gwen sentia falta da família, mas em nenhum momento demonstrava isso nas atitudes da personagem. Aqui temos outro ponto que me impediu de apreciar o livro, Dinah não aplicou bem o show don’t tell. Um exemplo claro é Laurence. Ele é descrito como um homem duro e ao mesmo tempo vi o esposo de Gwen chorar diversas vezes. Como um homem que não chora acaba chorando tanto em 400 páginas? Isso torna todos no livro sem credibilidade.

Resolvi ler porque a sinopse me lembrava Jane Eyre, um dos meus livros favoritos. Tratava-se de uma jovem que se envolvia com um homem mais velho e ia morar em um lugar distante e sem conhecidos. Claro que isso tudo caiu por terra logo após o prólogo, quando o ar de mistério que o enredo propunha acabou sendo esquecido. No final, a história da outra esposa de Laurence serviu apenas para justificar a facilidade com que ele encarou o segredo da esposa.

“Nada teria sido capaz de prepará-la para o choque do calor do Ceilão, nem para as cores marcantes, nem para o contraste entre a fortíssima luz do sol e a escuridão profunda das sombras.”

O livro pode ser bom se você relevar vários pontos. A autora tenta discutir depressão, abuso, alcoolismo, depressão pós-parto e uma infinidade de assuntos, infelizmente nenhum é trabalhado com afinco e serve apenas de muleta para o enredo. Tive meus momentos de fúria ao acreditar que um estupro serviria de plot device, pode ser que aí o começo do meu desgosto. Contudo é um livro fácil de ler, se você gosta de romance de época e quer ver a história de um casal apaixonada enfrentando as dificuldades da vida sem muito esforço, pode gostar do livro. Ele foi um bestseller internacional e vendeu muito bem na Inglaterra, pode ser só uma grande implicância minha. Quem sabe?

Gostou da resenha? Então se inscreva na nossa newsletter para acompanhar os próximos conteúdos.

Beatriz Kollenz

Queria ser mesmo uma garota mágica, infelizmente não deu nessa vida. Amo borboletas, mangas shoujo, desenhos animados e livros. Quando não estou voando nas nuvens costumo tocar piano, assistir um dorama ou sentar ao ar livre. Apesar de ser leonina sou muito tímida, a vida é assim, repleta de contradições.

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Geminiana. Escritora de romances nas horas vagas, mas viciada em séries no dia a dia. Publicitária hiperativa de 9h às 18h. Tem Oasis em todas as suas trilhas sonoras literárias. Prefere o Goodreads ao Skoob. A maluca dos romances de época que ainda vai escrever um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

O Príncipe Corvo
Elizabeth Hoyt

@laoliphantblog

Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Paac Rodrigues

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Compre com desconto

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos