Promoções Resenhas 25jul • 2017

Minha Vida Fora dos Trilhospor Clare Vanderpool

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Darkside Books
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas:
Código ISBN: 9788594540317

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a editora para resenha.

Comprar: Livraria SaraivaAmazon

Sinopse: A protagonista de MINHA VIDA FORA DOS TRILHOS, Abilene Tucker, tem apenas 12 anos, mas é corajosa e impetuosa o suficiente para encontrar aventuras na pequena cidade de Manifest, Kansas, um fim de mundo para onde seu pai a enviou de trem a fim de passar o verão sob a tutela de um velho conhecido enquanto ele trabalha em uma ferrovia. O que parecia ser o período mais solitário e entediante de sua vida ganha um novo e surpreendente rumo quando Abilene encontra uma velha caixa de charutos com cartas antigas e pequenas lembranças de outros tempos. Aos olhos curiosos da menina, a caixa se torna uma verdadeira arca do tesouro, onde segredos enterrados conectam dois momentos da cidade. A partir de então, o livro se divide em duas narrativas cronológicas: passado e presente se misturam, daquela maneira mágica que só um bom livro consegue contar. Os acontecimentos vão da época da Primeira Guerra Mundial à Grande Depressão norte- americana dos anos 1930, com soberba fidelidade histórica que ajudam a construir esta narrativa de perda e redenção.

Eu, literalmente, acabei de ler Minha Vida Fora dos Trilhos e, eu preciso escrever essa resenha enquanto a história ainda está bem fresca na minha cabeça. O que dizer? Minha primeira leitura de Clare Vanderpool foi muito mais complicada do que eu estava esperando. Não vou dizer que foi uma experiência ruim, mas com certeza não entrou para o hall de melhores livros que eu já li na minha vida. Com um enredo arrastado e cheio de informações vagas que não conseguem prender a atenção do leitor, Minha Vida Fora dos Trilhos é um livro com uma proposta interessante, mas que não entrega o que promete ao longo das páginas.

Lançado pela Darkside Books, Minha Vida Fora dos Trilhos é o segundo livro da autora publicado em terras brasileiras. O young adult vai contar a história de Abilene, uma garotinha que é enviada pelo pai para passar o verão na cidade de Manifest, com um “conhecido” dele. E o que era apenas para ser um verão normal em um lugar diferente, acaba se transformando em uma grande aventura quando Abilene entra uma caixa contendo diversas cartas e uma referência a um possível espião vivendo entre eles. O que ela não esperava era que a busca pelo tal espião fosse revelar a ela muito mais do que ela estava buscando.

A primeira coisa que se nota no enredo de Minha Vida Fora dos Trilhos é que, apesar de toda a conotação de mistério que é colocada em cima da história, não existe realmente um mistério. E, por isso, a leitura simplesmente não caminha conforme as expectativas do leitor. A escrita da Clare Vanderpool te instiga a procurar por uma aventura, a se envolver com os personagens, a tentar entender os porquês de tudo o que é mostrado ao longo da leitura, porém a autora não entrega nenhuma dessas coisas. O enredo não tem profundidade assim como os seus personagens, nos deixando preso no marasmo que é cada página do livro.

O livro pode ser uma boa leitura para algumas pessoas, não nego. Acredito que aqueles que se aventuraram em Em Algum Lugar Nas Estrelas, certamente vão achar este livro tão bom quanto o primeiro. E talvez seja, caso você goste de uma leitura que não apresenta muitos desafios ao leitor. Agora, se você está começando Minha Vida Fora dos Trilhos com altas expectativas e esperando por um enredo que vai fazer seu coração palpitar, eu sugiro que faça uma pausa, conte até dez e depois recomece a leitura com os pés no chão, sabendo que existe uma grande chance de você se decepcionar.

Minha Vida Fora dos Trilhos não vai muito além da busca de uma garota por um suposto espião e uma vidente contadora de histórias que realmente sabe como prender a atenção de uma criança. Com capítulos arrastados e um enredo que nunca parece chegar a lugar algum, não espere se envolver com os personagens ou conhecer mais da história da própria Abilene. Esse livro não é sobre ela. Não é sobre muito coisa que você vai achar que é e, quando realmente por sobre alguma coisa, ele vai acabar e você vai ser deixado no breu da frustração com a dúvida de ter ou não realmente entendido a história.

A autora pecou bastante na falta de ambientação das duas linhas temporais que são trabalhadas em Minha Vida Fora dos Trilhos. Nós temos a história da Abilene que se passa durante a grande depressão e, nós temos a história contada pela vidente que se passa durante a primeira guerra mundial. Dois períodos históricos muito importantes que eu acredito que foram abordados de forma bastante superficial, tendo muito pouca influência no desenvolvimento da história em si.

Mas eu não vou ser tão crítica com o que eu descobrir ser, o livro de estreia da Clare Vanderpool. Sua escrita é interessante e soa como uma poesia muito bem construída. Mas ela se perde um pouco na quantidade de floreios, nos detalhes desnecessários e esquece que a narrativa precisa caminhar e que o leitor anseia por algo que o faça querer chegar no próximo capítulo, ou até mesmo, na próxima página. O enredo não foi bem organizado, informações necessárias não foram colocadas, os outros ângulos da narrativa não foram explorados e, por fim, ficamos apenas com os fatos que temos e o fim.

Coloquei Minha Vida Fora dos Trilhos de volta na estante com o desejo de ter conhecido mais sobre Manifest, sobre a vida das pessoas daquela cidade e sobre a nossa heroína e o relacionamento com o seu pai, que foi a parte do livro que eu mais ansiei em ler, mas me foi negada pela autora. Acredito que até mesmo os personagens secundários como Shady e Hattie Mae, deixaram sua marca em mim, mesmo que eu não tenha menor ideia de quem eles sejam realmente. Faltou background, falou diálogos mais profundos e histórias contadas em primeira pessoa e não em terceira.

Eu não duvido que Clare Vanderpool seja uma escritora maravilhosa. Eu gosto da forma que ela escolhe suas palavras, são sonoras, se encaixam bem no enredo, mesmo que não levem o leitor para lugar algum. Eu comecei a leitura de Minha Vida Fora dos Trilhos esperando viver uma grande aventura ao lado da personagem principal do livro, mas não sei dizer se ela mesma viveu essa aventura. Faltaram muitas coisas nesse livro que eu espero encontrar na minha próxima leitura da autora, quando eu me recuperar dessa ressaca literária de um livro que não chegou nem perto de ser o que eu esperava.

Gostou da resenha? Então participe do nosso sorteio em parceria com a Yara Guez!

a Rafflecopter giveaway

Link do Formulário

REGRA DO SORTEIO

  1. A promoção é válida de 24/07/2017 a 14/08/2017, tendo seus ganhadores anunciados na fanpage dos blogs;
  2. Este sorteio é realizado através da plataforma Rafflecopter;
  3. Em “Visit on Facebook” é necessário curtir a página;
  4. Para validar o prêmio o ganhador deverá cumprir com todas as solicitações do Rafflecopter;
  5. Ao fim da promoção será sorteado apenas 01 ganhador para todos os prêmios cedidos neste sorteio;
  6. A promoção é válida somente para quem tem endereço de entrega no Brasil;
  7. O ganhador terá o prazo de 03 dias para responder ao e-mail que lhe será enviado. Caso não o faça, um novo ganhador será definido;
  8. O envio do livro será feito pelos blogs organizadores no prazo de até 90 dias após o ganhador informar seu endereço;
  9. O blogs não se responsabilizam por extravio ou atraso na entrega dos Correios. Assim como não se responsabilizam por entrega não efetuada por motivos de endereço incorreto, fornecido pelo próprio ganhador;
Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

30 Comentários

  • Mariane Vitória
    13 ago 2017

    Participando!

    marianelove007@gmail.com

  • Manaiane Naiara de Souza Coelho
    13 ago 2017

    Participando!

    manaiane98iara@gmail.com

  • Ivanilde de Sá
    10 ago 2017

    #participando!! ^_^
    E-mail: ivanildesa#hotmail.com

  • Irismar de Sá
    10 ago 2017

    #participando!! ^_^
    E-mail: ivanildesa#hotmail.com

    • Ivanilde de Sá
      10 ago 2017

      Favor desconsiderar este comentário. Grata.

  • Karine Fernandes
    02 ago 2017

    Está só foi uma das muitas resenhas negativas que eu vi do livro por aí. O que eu gosto é de ver é a sinceridade da resenha. Eu achei a capa muito bonita quando saiu. Não é um livro que eu leria por não me atrai tanto. Mas gostei mesmo assim. De saber qual foi sua opinião. Parabéns. E boa sorte no sorteio.

    Beijos.

  • NIZETE RIBEIRO
    01 ago 2017

    Olá!
    Cara! Eu tenho enamorando tanto esse livro e saber que ele não é tudo aquilo que propaga, dá um desanimo. Mas, ainda assim, me sinto na obrigação de conferir eu mesma, já que gostos se diferem sempre.
    Adorei a resenha sincera.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

  • Clarisse Oliveira
    31 jul 2017

    Participando!
    Clarisse.c.o.n@gmail.com

  • Francine Barrault Mesquita
    31 jul 2017

    Participando
    francinebarrault@yahoo.com.br

  • Isadora Gazote
    31 jul 2017

    Oiiie! Você é a primeira pessoa que não gostou do novo livro da autora hahaha Eu ainda não li, mas desejo muito! Sei que esse foi o primeiro livro dela e talvez ela deva ter deixado falhas no enredo. Quando vejo comentários imagino que tem muito a ver com a história da garota e suas descobertas… Já imagino que não é um livro de suspense, porque a Claire não é autora desse gênero! Você já leu Em Algum Lugar nas Estrelas? Acha que a maturidade de escrita dela evoluiu muito?

  • Maria Luíza Lelis
    30 jul 2017

    Olá, tudo bem?
    Meu único contato com a escrita da Claire Vanderpool foi “Em algum lugar na estrelas”, mas fiquei bastante ansiosa quando soube que esse livro seria publicado.
    Fiquei triste de saber que você se decepcionou com a leitura; é muito ruim quando um livro não atende às nossas expectativas.
    Mesmo você tendo dito que quem gostou de Em algum lugar nas estrelas poderá gostar deste livro, acredito que eles não tenham muito em comum. Se tem algo que não pode ser dito de “Em algum lugar nas estrelas” é que ele é superficial ou que seus personagens não tem profundidade.
    Ainda pretendo fazer essa leitura, mas vou diminuir minhas expectativas para não me frustrar.
    Beijos!

  • Oie
    que edição linda para variar haha adorei o enredo e ainda não conhecia o livro então estou bastante curiosa para ler e saber mais, bela dica

    beijso
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • Thereza Mesquita
    30 jul 2017

    Participando e torcendo muito
    therezamesquita77@gmail.com

  • Lélia Barrault de Mesquita
    30 jul 2017

    Participando
    leliabarrault@yahoo.com.br

  • Ana I. J. Mercury
    29 jul 2017

    Quero muito ler Em algum lugar nas estrelas, mas esse novo, nossa, parece ser bem raso e mal escrito; sem ter também, uma história cativante.
    Uma pena.
    Mas o primeiro ainda quero muito ler!
    bjocas

  • Francisca Elizabete Bezerra dos Santos
    29 jul 2017

    Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

  • Jéssica Luise Santos
    26 jul 2017

    Oi Débora,
    Quando vi o lançamento achei a capa maravilhosa e o nome também. Parece que o livro era ótimo, mas depois da sua resenha desanimei de ler. Não li o outro da autora também, portanto não sei o que dizer sobre a escrita. Talvez seja mesmo porque você criou muitas expectativas para ler. Acontece…
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

  • Amanda
    26 jul 2017

    Olá!

    Parece uma história incrível, a edição é linda e os temas abordados pela autora parecem se desenvolver bastante, espero conseguir ler algum dia!

    Beijos <3

  • Márcia Saltão
    26 jul 2017

    Excelente resenha. Ansiosa para fazer a leitura!
    Participando do sorteio.
    Abraços.
    Márcia Saltão
    marciasaltao@gmail.com

  • Aline Santos
    26 jul 2017

    Olá!
    Segunda resenha que leio, o enredo tá dmais!
    Vou participar!
    Aline Santos
    liihgomes87@gmail.com

  • Cristiane de Souza
    25 jul 2017

    Participando e torcendo muito para ganhar!!!

    Beijinhos…

  • Caroline Garcia
    25 jul 2017

    Participando e torcendo demais <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

  • Fabiana
    25 jul 2017

    Olá, tudo bem?
    Genteeee a primeira coisa que vi na sua resenha foram as fotos. Que lindassss, ai quando notei que era um livro da Darkside entendi todo o clamour ne? kkk Enfim não conheço a escrita da autora. Mesmo já tendo lido outras resenhas super positivas dela não consigo me animar com a leitura. Quem sabe mais na frente né?
    Beijos

  • Kah Fernandes
    25 jul 2017

    Amiga, como bem pode saber não é o tipo de leitura que me faça os olhos brilharem, e vendo que nem para você funcionou muito bem a leitura não me vejo lendo ele. Gostei de saber sua opinião sincera sobre o livro, é assim que tem que ser.

    Beijos

  • Cristiane de oliveira
    25 jul 2017

    Participando, doida pra conhecer esses livros.

  • Lana Silva
    25 jul 2017

    Desde do primeiro livro que me interessei pela leitura, e mesmo o segundo não ter superado suas expectativas ainda sim pretendo da uma chance, e tirar minhas próprias conclusões, já que posso amar esta obra.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros “O Casal que mora ao lado” e “Paris para um e outros contos”.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

  • Aline M. Oliveira
    25 jul 2017

    Participo! Seguindo como Aline M. Oliveira
    alinemartinsoliveira1@gmail.com
    Bjoxx ♥☘♥☘

  • Jennifer Silva
    25 jul 2017

    Adorei a sua resenha e fiquei bastante curiosa em relação ao livro. Participandoo!
    Jennifer Silva
    jenni.dcoiote@hotmail.com

  • Fabiana Scola
    25 jul 2017

    Primeira vez no blog, espero que eu tenha sorte de principiante no sorteio 😉

  • ELIZABETH DE SALLES NEWBOLD
    25 jul 2017

    Participando.
    Elizabeth de Salles
    elizabethmsalles@hotmail.com

  • Siga o @laoliphantblogInstagram