La Oliphant

La Oliphant

Resenhas

Mais do Que Isso por Patrick Ness

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Novo Conceito
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 430
Código ISBN: 8581637019

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Comprar: Submarino | Livraria Cultura | Livraria Saraiva | Amazon |


Sinopse: Um garoto se afoga, desesperado e sozinho em seus momentos finais. E morre. Então ele acorda. Nu, ferido e com muita sede, mas vivo. Como pode ser? Que lugar é este, tão estranho e deserto? Enquanto se esforça para compreender a lógica de seu pior pesadelo, o garoto ousa ter esperança. Poderia isto não ser o fim? Poderia haver mais desta vida, ou quem sabe da outra vida? Do premiado autor Patrick Ness, o mais perturbador romance Young Adult do nosso tempo.

Vinicius Fagundes
12 de agosto de 2017 12/08/2017 8 Comentários

“O impacto é bem atrás da sua orelha esquerda. Fratura o crânio, rachando-o ao meio até o cérebro, a força do impacto também esmagando a terceira e quarta vértebras, danificando a artéria cerebral e a coluna vertebral, um  ferimento sem volta, sem recuperação. Sem chance.”

Meu deus, por onde começar com esse livro? Eu iniciei a leitura de Mais Do Que Isso com expectativas bem altas, porque o Patrick Ness escreveu um dos meus livros favoritos de todos os tempos, Sete Minutos Depois da Meia Noite. Somando isso com a sinopse que não entrega quase nada sobre o plot, e eu fiquei realmente intrigado sobre o que esperar de Mais Do Que Isso. E pra falar a verdade, as expectativas foram mais ou menos atingidas. Mas não vamos colocar a carroça na frente dos bois.

Mais Do Que Isso começa com um garoto se afogando. Após morrer afogado, ele acorda, nu, sozinho e confuso no que parece ser a casa onde cresceu. Mas alguma coisa está certamente errada com a casa, a começar pelo fato de que ela, e toda a cidade onde ela fica, estão completamente desertas. Aos poucos, o garoto (e junto com ele, o leitor) vai juntando os pedaços desse quebra cabeça para descobrir exatamente quem ele é, o que aconteceu com ele e como ele pode (se é que pode) voltar para sua vida normal.

Eu realmente não quero explicar nada sobre o enredo do livro nessa resenha porque um dos pontos mais interessantes dele é que você começa a leitura tão confuso quanto o protagonista, e vai de página em página descobrindo cada vez mais detalhes sobre a história. Se eu falar demais sobre o plot, vou estar estragando a experiencia de quem poderia desembrulhar essa história durante a leitura. Basta dizer que não teve um minuto em que eu me senti desinteressado na história, ela me agarrou mais a cada palavra.

O garoto (que acabamos descobrindo se chamar Seth) é um protagonista bem construído. Já que nós passamos o livro todo dentro de seus pensamentos e memórias, realmente dá a sensação de que Seth é uma pessoa de verdade, com todas as complexidades que um garoto de 16 anos tem. Além de conhecermos a mente de Seth, através das lembranças dele vemos como eram seus amigos e sua família, e os relacionamentos entre eles são todos muito bem representados. As conexões que Seth cria com os personagens que ele conhece ao longo da história também são muito bem construídos, e acrescentam muito para o conteúdo emocional do livro.

“A solidão nessa exaustão contínua, a solidão terrível deste lugar o engole, assim como as ondas na qual se afogara. Ninguém aqui. Ninguém além dele. Ninguém. Para sempre.”

Uma coisa que ficou bem claro pra mim com essa leitura é algo que eu já tinha percebido quando li Sete Minutos Depois da Meia Noite: a melhor qualidade da escrita do Patrick Ness é o jeito que ele utiliza situações e elementos surreais para explorar sentimentos e conflitos muito humanos. Por baixo do mistério de o que realmente aconteceu com ele, Seth revive alguns dos momentos mais difíceis da sua vida, de uma forma em que o leitor consegue se identificar bastante e realmente sentir a dor que ele sente. Além disso, Patrick tem um jeito incrível de virar a história de ponta cabeça, toda vez que eu achava que estava entendo pra onde a história estava caminhando, ele vinha e me surpreendia.

A única coisa que eu ainda não me decidi se gostei ou não é o final. Assim como em Sete Minutos Depois da Meia Noite, Mais Do Que Isso toca em várias questões filosóficas e psicológicas, sobre o sentido da vida, e o que realmente pode ser considerado “vida real”, todas muito interessantes, mas o livro corre o risco de ser um pouco abstrato demais, dependendo da perspectiva do leitor. O final não é tão conclusivo quanto eu gostaria, mas ele se encaixa perfeitamente na faixa de pensamento que o livro vinha passando desde o começo, então não é o que eu chamaria de um final ruim. Só não é exatamente o que eu queria.

Ao mesmo tempo em que Mais Do Que Isso faz exatamente o que eu esperava que fizesse, ele também me deixou sem saber o que pensar, o que provavelmente era a intenção do autor. Uma história bastante emocionante e dilacerante que levanta várias questões interessantes, mas que prefere não entregar as respostar diretamente, e deixa para que o leitor as decifre sozinho. Não seria minha primeira recomendação pra quem quer um livro do Patrick Ness (Sete Minutos Depois da Meia Noite ainda reina supremo), mas é com certeza um livro que eu vou ler novamente.

GOSTOU DESSA RESENHA? ENTÃO SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO BLOG PARA ACOMPANHAR O NOSSO CONTEÚDO!

Vinicius Fagundes

23 anos. Formado em Publicidade e Propaganda. Viciado em histórias. Desconhecido mundialmente.

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Geminiana. Escritora de romances nas horas vagas, mas viciada em séries no dia a dia. Publicitária hiperativa de 9h às 18h. Tem Oasis em todas as suas trilhas sonoras literárias. Prefere o Goodreads ao Skoob. A maluca dos romances de época que ainda vai escrever um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

O Príncipe Corvo
Elizabeth Hoyt

Compre com desconto

@laoliphantblog

Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Paac Rodrigues

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos