La Oliphant

La Oliphant

Resenhas

O Guardião Invisível por Dolores Redondo

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Planeta Brasil
Ano de Publicação: 2017
1º livro da série Trilogia Baztán
Número de Páginas: 352
Código ISBN: 9788542209273

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Comprar: Submarino | Livraria Cultura | Livraria Saraiva | Amazon |


Sinopse: Série que une fantasia e policial, teve mais de 1 milhão de cópias vendidas e chegou ao cinema O corpo de uma adolescente é encontrado às margens do rio Baztán, num pequeno povoado em Navarra, na Espanha, e para desvendar o caso a investigadora Amaia Salazar precisa voltar à sua terra natal, uma região da qual sempre tentou escapar – por motivos que nem seu marido conhece, mas que ainda a atormentam na forma de pesadelos. Amaia sabe que o local, marcado pela inquisição espanhola, é cheio de velhas crenças pagãs. O que ela não imagina é que, com o avanço da investigação e a descoberta de novos corpos, a fronteira entre mitologia e a realidade ficará cada vez mais tênue. O desafio agora é descobrir se os crimes resultam da ação de um serial killer ou de uma criatura mítica conhecida como basajaun, “o guardião invisível”. Adaptado para o cinema em 2017, o romance O guardião invisível é um thriller impactante que une os misteriosos seres que habitam a mitologia basca com o rigor de uma investigação policial. Foi com este romance que a escritora Dolores Redondo se tornou best-seller internacional. Primeiro da Trilogia de Baztán, que já teve mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

Vinicius Fagundes
05 de maio de 2017 05/05/2017 7 Comentários

O Guardião Invisível é um mistério policial, escrito pela autora espanhola Dolores Redondo, e publicado pela Editora Planeta em 2017. O livro se passa na região norte da Espanha, mais especificamente num povoado em Navarra onde, nas margens do rio Baztán, o corpo de uma adolescente é encontrado. As circunstancias do crime levam a polícia a acreditar que um seria killer pode estar agindo na região, e a investigadora Amaia Salazar é convocada para a região, que também é sua terra natal.

Amaia precisa então aplicar todo o seu conhecimento de investigadora para desvendar esse terrível mistério. Mas o que ela não imagina é que existe muito mais escondido na pacata região de Navarra do que ela imagina e que essa investigação vai ser muito mais difícil do que o esperado.

O Guardião Invisível foi um livro que eu entrei sem muitas expectativas. Não sei se dá pra perceber olhando as resenhas que eu já fiz, mas eu não tenho o costume de ler livros policiais. Gosto mais de livros mais fantasiosos, mas a sinopse me pareceu interessante e as críticas que eu vi do livro foram positivas, então achei que seria uma leitura interessante. E realmente foi, apesar de alguns problemas.

O primeiro problema do livro é que ele demora pra entrar no tranco. A história só começa a ficar realmente interessante lá pela metade do livro, e eu imagino que vai ter gente desistindo bem antes de chegar nessa parte. E a história em si é boa, ela só leva um bom tempo pra realmente começar, o que acabou me desanimando bastante da leitura.

Outro problema que me incomodou com o livro foram os diálogos. Algumas das falas dos personagens são longas e isso deixa alguns dos diálogos mascantes. Mais uma vez, isso melhora lá pra metade do livro, quando a investigação fica mais séria, mas demora um pouco. Eu acho que demorei mais no primeiro terço do livro do que nos outros dois terços. A leitura realmente fica melhor quanto mais perto do climax você chega.

Por outro lado, o livro também tem pontos positivos. Começando pela protagonista. Amaia é uma personagem forte e complexa, que passa por vários momentos durante o livro que mostram muito bem o tipo de mulher e de detetive que ela é. Com uma protagonista menos fraca, o livro poderia ter sido bem menos interessante, mas ela conseguiu carregar a história muito bem. Infelizmente, os personagens de apoio acabam sendo menos marcantes já que a Amaia e o mistério em si são os pontos mais importantes do livro.

O próprio mistério foi outro aspecto do livro que eu gostei bastante. A trama das adolescentes assassinadas parece algo de algum filme de Hollywood, e eu achei muito interessante como a autora misturou isso com o folclore e os costumes da região onde acontece a história. Eu tinha comentado com a Débora o quanto a gente tá acostumado com histórias centradas nos Estados Unidos ou na Inglaterra, então foi muito legal ler uma história que se passa em um país diferente.

E a própria escrita da autora foi outro ponto bem legal do livro. Apesar do problema que eu tive com os diálogos e com o começo do livro, a narração da Dolores Redondo é bastante eficaz, principalmente em momentos mais dramáticos, por exemplo nas cenas de autopsia do livro. Ela conseguiu passar muito bem aquelas emoções mais tensas e perturbadoras.

No geral, O Guardião Invisível foi uma leitura um tanto quanto mediana. Um enredo interessante, uma protagonista forte e uma escrita agradável acabam sendo prejudicados por diálogos tediosos e por um ritmo lento, pelo menos no começo. Acho que para alguém que gosta de livros de mistério policial, seria uma boa indicação, mas pessoalmente não faz o meu estilo.

GOSTOU DESSA PUBLICAÇÃO? ENTÃO CURTA A NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK PARA ACOMPANHAR AS NOVIDADES DO BLOG!

Vinicius Fagundes

23 anos. Formado em Publicidade e Propaganda. Viciado em histórias. Desconhecido mundialmente.

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Geminiana. Escritora de romances nas horas vagas, mas viciada em séries no dia a dia. Publicitária hiperativa de 9h às 18h. Tem Oasis em todas as suas trilhas sonoras literárias. Prefere o Goodreads ao Skoob. A maluca dos romances de época que ainda vai escrever um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

Ligeiramente Perigosos
Mary Balogh

Compre com desconto

@laoliphantblog

Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Paac Rodrigues

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos