La Oliphant

La Oliphant

Resenhas

Ecos por Pam Muñoz Ryan

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: DarkSide
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 368

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Comprar: Submarino | Livraria Cultura | Livraria Saraiva | Amazon |


Sinopse: Ecos, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música. A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica.

Vinicius Fagundes
17 de outubro de 2017 17/10/2017 7 Comentários

Existe sensação melhor do que quando você pega uma leitura com bastante hype, e ela atinge todas as suas expectativas? Eu ouvi tantas coisas boas sobre Ecos, li tantas resenhas positivas, e a edição da Darkside é tão linda (novidade, né?) que eu estava realmente preparado para me decepcionar com esse livro. Mas no final, Ecos foi ainda melhor do que eu achei que seria. Na verdade, eu acho que Ecos pode acabar sendo uma das minhas leituras favoritas desse ano. Ecos é uma mistura interessante de conto de fadas com ficção histórica. Uma gaita encantada com o espírito de três irmãs encantadas faz uma jornada através de momentos marcantes do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos.

A gaita passa pelas mãos de 3 crianças: Friedrich é um garoto vivendo na Alemanha que sonha em se tornar um maestro, mas a ascensão do partido nazista pode impedir a realização de seus sonhos; Mike é um pianista prodígio que vive em um orfanato e luta para não ser separado de seu irmão mais novo, Frankie; E Ivy é uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Histórias diferentes unidas pelo amor pela música.

Ecos é realmente uma carta de amor para a música, e o livro realmente ressalta o quanto a música é uma linguagem universal, e como ela pode atravessar qualquer tipo de barreira. Eu nunca na minha vida tive tanta vontade de aprender um instrumento quanto eu tive durante essa leitura, fiquei deslumbrado de verdade. O livro consegue passar muito bem o quanto a música pode trazer esperança e conforto para pessoas passando por uma situação difícil. Eu estava curioso pra saber como o aspecto de conto de fadas ia ser utilizado em Ecos, e fiquei feliz dever que ele é bastante sútil (talvez sútil demais?).

“Ele tentou se amparar com as coisas que Papai sempre dizia: Um pé na frente do outro. Siga em frente. Ignore os ignorantes.”

Não existe muita mágica na história, o “conto de fadas” é mais centrado no fato de que a gaita afeta as 3 crianças. E esse elemento é muito bem utilizado, e acrescenta bastante para a história. Nos momentos em que a situação fica mais angustiante para os personagens, é na música que eles encontram um porto seguro para refletirem e tomarem decisões difíceis. E é aí que a gaita e a magia das 3 irmãs entra. Fiquei muito satisfeito quanto a esse ponto do livro.

Ecos é dividido em 3 histórias, cada uma se passando em um momento importante da história. Eu realmente não consigo escolher a minha favorita, todas as 3 são maravilhosas e oferecem narrativas muito bem construídas. No geral, os valores que cada história defende são os mesmos: coragem, tolerância, bondade, amor pela sua família, e principalmente pela música, todos valores muito relevantes e dignos. Por ser essencialmente um conto de fadas, Ecos é o tipo de leitura que pode ser aproveitada tanto por crianças quanto por adultos. A escrita de Ecos é simplesmente incrível.

“Todo mundo tem coração. Às vezes, é preciso se esforçar bastante para encontrá-lo…”

Eu li em algumas resenhas que o audiolivro é ainda mais deslumbrante porque ele conta com a música, e eu com certeza vou ouvir o audiolivro, mas a própria escrita da Pam Muñoz Ryan consegue transmitir as emoções e sentimentos que a música pode criar. Não só isso, o leitor consegue de verdade sentir os conflitos emocionais que os personagens passam. A única coisa que eu acho que pode incomodar algumas pessoas é como cada uma das história acabam, mas eu realmente não me incomodei.

Sinceramente, Ecos foi a surpresa mais agradável que eu tive até agora em 2017. Quando você ouve tanta coisa positiva sobre um livro, você naturalmente espera que ele vai te decepcionar, mas Ecos foi tudo que eu queria e mais. Personagens cativantes, uma escrita maravilhosa, com mensagens importantes que podem ressonar com pessoas de qualquer idade, e um amor sincero e poderoso pela música. Ecos é um livro que eu recomendaria para toda e qualquer pessoa que procura uma boa história.

Participe do nosso sorteio e ganhe 1 exemplar de Ecos

a Rafflecopter giveaway

Regulamento do Sorteio

– A promoção é válida até 04/11/2017, tendo seus ganhadores anunciados na fanpage dos blogs;
– Este sorteio é realizado através da plataforma Rafflecopter;
– Para validar o prêmio o ganhador deverá cumprir com todas as solicitações do Rafflecopter;
– Ao fim da promoção será sorteado apenas 01 ganhador para todos os prêmios cedidos neste sorteio;
– A promoção é válida somente para quem tem endereço de entrega no Brasil;
– O ganhador terá o prazo de 03 dias para responder ao e-mail que lhe será enviado. Caso não o faça, um novo ganhador será definido;
– O envio do livro será feito pela Editora Darkside no prazo de até 90 dias após o ganhador informar seu endereço;
– O blog e a editora não se responsabilizam por extravio ou atraso na entrega dos Correios. Assim como não se responsabilizam por entrega não efetuada por motivos de endereço incorreto, fornecido pelo próprio ganhador;

Gostou da resenha? Então se inscreve na newsletter do blog para acompanhar os próximos conteúdos!

Vinicius Fagundes

23 anos. Formado em Publicidade e Propaganda. Viciado em histórias. Desconhecido mundialmente.

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Geminiana. Escritora de romances nas horas vagas, mas viciada em séries no dia a dia. Publicitária hiperativa de 9h às 18h. Tem Oasis em todas as suas trilhas sonoras literárias. Prefere o Goodreads ao Skoob. A maluca dos romances de época que ainda vai escrever um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

O Príncipe Corvo
Elizabeth Hoyt

@laoliphantblog

Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Paac Rodrigues

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Compre com desconto

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos