La Oliphant

La Oliphant

Resenhas

Contos da Academia dos Caçadores de Sombras por Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson, Robin Wasserman

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Galera Record
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 504
Código ISBN: 8501106852

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Comprar: Submarino | Livraria Cultura | Livraria Saraiva | Amazon |


Sinopse: Os Caçadores de Sombras estão de volta numa novíssima aventura. Todas as histórias são verdadeiras. E, dessa vez, Simon Lewis está pronto para contar a dele. Numa história contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman presenteiam os fãs da série com uma jornada de tirar o fôlego, cheia dos personagens que todos já amam. Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos... Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes. Mas o local é muito hostil e Simon acaba enxergando muitos problemas em sua nova escola. Como o fato de os alunos mundanos serem obrigados a viver no porão, ou sofrerem com as piadas e os preconceitos dos Nephilim. Numa jornada para se redescobrir, para voltar a se reconhecer entre os antigos amigos, como Clary Fairchild e sua amada Isabelle Lightwood (mesmo que ele não se lembre desse amor), Simon vai descobrir que pode ser mais do que antes. Que seu destino como Caçador de Sombras vai muito além de sua missão de voltar a ser quem era.

Vinicius Fagundes
10 de setembro de 2017 10/09/2017 6 Comentários

ATENÇÃO: ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILERS DOS LIVROS DAS CRÔNICAS DOS CAÇADORES DE SOMBRAS

É engraçado quando você não percebe o quanto gosta de uma série até que você pega um dos livros da série e começa a ler. Eu tenho praticamente todos os livros das Crônicas dos Caçadores de Sombras (exceto o Códex), então Contos da Academia dos Caçadores de Sombras era um leitura que eu queria fazer, mas não tinha nenhuma expectativa de me surpreender com a história. E foi exatamente isso que eu consegui.

Contos da Academia dos Caçadores de Sombras segue Simon Lewis, o mundano que virou vampiro, e depois virou mundano de novo. Após perder a memória em Cidade do Fogo Celestial, Simon vai para a Academia dos Caçadores de Sombras, onde vai passar pelo treinamento para Ascender, ou seja, beber do Cálice Mortal e se tornar um Caçador de Sombras, o que lhe devolveria suas memórias. Enquanto passa pelo seu treinamento, Simon aprende várias histórias sobre Caçadores de Sombras que viveram e lutaram antes dele.

Contos da Academia dos Caçadores de Sombras é um livro meio complicado de resenhar porque ele faz parte de uma série que consiste de vários outros livros. Então alem de sempre correr o risco de entregar algum spoiler, a gente encontra o problema de que pra chegar nesse livro, você teria que passar por todos os outros dez livros que fazem parte das Crônicas dos Caçadores de Sombras. E esse é o maior problema do livro, o fato de que se você está afim de ler ele, você provavelmente já é fã da série. Se não é fã da série e quer ler o livro mesmo assim, ou vai ter preguiça de ler os outros livros, ou vai pular pra esse e não vai entender nada da história. É um livro que realmente só funciona pra quem já é fã do mundo que a Cassandra Clare criou.

Por outro lado, pra quem já é fã das Crônicas dos Caçadores de Sombras, o livro é um prato cheio. Os contos são escritos pela Cassandra Clare em parceria com algumas de suas amigas autoras: Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman. A única que eu já conhecia é a Maureen Johnson, mas se os livros da Sarah Rees Brennan e da Robin Wasserman forem tão legais quanto os contos dessa coletânea, eu já vou estar incluindo os trabalhos delas na minha lista de leitura. Todos os contos são bastante divertidos, eu não consigo apontar nenhum como sendo ruim.

Cada um dos contos nos mostra a história de um Caçador de Sombras, em vários pontos da história desse universo. O legal desse formato é que temos a participação de personagens de diversos dos livros que fazem parte das Crônicas dos Caçadores de Sombras. Não só vemos Simon, Clary, Isabelle e o resto dos personagens da série Os Instrumentos Mortais, como temos aparições de Will, Tessa e Jem da trilogia As Peças Infernais, e vemos Emma e Julian da atual série Os Artifícios das Trevas. Temos até as aparições de personagens que serão importantes em futuras séries das Crônicas, como os futuros protagonistas da trilogia The Last Hours. É praticamente o MCU da literatura YA.

O único problema que eu tive com o livro é que, por ele ser uma coletânea de contos que foram lançados separados, ele acaba se repetindo um pouco. Entre a publicação de um conto e outro, existe um espaço de tempo, então os contos acabam referenciando coisas que acontecem no conto passado, por exemplo. Mas quando você faz a leitura do livro, é como se o livro estivesse te lembrando de algo que aconteceu apenas a algumas páginas atrás. Mas isso realmente é uma queixa bem pequena, porque a leitura do livro foi divertida demais.

Contos da Academia dos Caçadores de Sombras realmente parece ser um presente para os fãs das Crônicas dos Caçadores de Sombras. Além de ser narrado por um dos personagens mais carismáticos da série, o livro é cheio de aparições de personagens de todas as outras séries que fazem parte da saga, e é cheio de cenas divertidas e até emocionantes. Assim como foi com As Crônicas Bane, esse livro foi uma coleção muito legal de pequenas histórias de um universo que eu já conheço bem e considero bastante.

Apesar de eu achar que vai ser difícil convencer alguém que não é fã da série a realmente mergulhar nesse universo (estou falando com você, Débora), Contos da Academia dos Caçadores de Sombras me lembrou de como eu gosto do universo da Cassandra Clare. É uma coletânea muito bem construída de dez contos que mostram o presente, o passado e dão um gosto do futuro do que ainda está por vir no mundo dos Caçadores de Sombras. É sem dúvida uma leitura obrigatória para os fãs da série.

GOSTOU DESSA RESENHA? ENTÃO SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO BLOG PARA ACOMPANHAR O NOSSO CONTEÚDO!

Vinicius Fagundes

23 anos. Formado em Publicidade e Propaganda. Viciado em histórias. Desconhecido mundialmente.

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Geminiana. Escritora de romances nas horas vagas, mas viciada em séries no dia a dia. Publicitária hiperativa de 9h às 18h. Tem Oasis em todas as suas trilhas sonoras literárias. Prefere o Goodreads ao Skoob. A maluca dos romances de época que ainda vai escrever um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

Ligeiramente Perigosos
Mary Balogh

Compre com desconto

@laoliphantblog

Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Paac Rodrigues

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos