La Oliphant

La Oliphant

Resenhas

O Canto dos Segredos por Tana French

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Rocco
Ano de Publicação: 2017
5º livro da série Dublin Murder Squad
Número de Páginas: 628
Código ISBN: 9788532529763

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Comprar: Livraria Saraiva | Amazon |


Sinopse: Um detetive ambicioso em busca de uma chance de ascender profissionalmente; um homicídio que envolve adolescentes de um prestigiado internato católico de Dublin; uma investigadora durona com fama de poucos amigos. Ganhadora do prêmio Edgar e sensação do romance policial dos últimos tempos, a irlandesa Tana French junta, em O canto dos segredos, investigação policial, suspense e personagens muito bem construídos para contar uma história apontada como “um triunfo assombroso” pelo The Washington Post. Mais bem-sucedido livro da autora, no ranking do New York Times por semanas, O canto dos segredos tem início quando a adolescente Holly Mackey procura o detetive Stephen Moran com uma pista sobre o assassinato de um jovem nas dependências do tradicional colégio Sta. Kilda, um ano antes. Para solucionar o caso (e alcançar a posição que almeja na Divisão de Homicídios), Moran trava uma luta surda com a difícil Antoinette Conway, inicialmente encarregada do caso, numa trama que perpassa temas como as relações de amizade e poder, os excessos da juventude, vaidade, lealdade e diferenças sociais.

Amanda Roberto
08 de abril de 2017 08/04/2017 5 Comentários

O Canto dos Segredos é um romance policial, com uma narrativa incrível, ambientado na Inglaterra. Imaginem uma história policial, onde temos um morto e um assassino, e nem de longe isso é o mais importante… Temos mistério, morte e magia (juro, magia), tudo compilado em 600 páginas de pura emoção (e uns WTF também).

Ambicioso e sem perspectiva de ascensão na carreira, Stephen Moran vê a sua sorte mudar ao receber uma pisa que pode solucionar um homicídio midiático. Um ano antes, Cris Haper, um aluno do Colégio Interno São Columba, aparece morto no terreno do colégio vizinho, Santa Kilda. Thomas Costello e Antoinette Conway, responsáveis pelo caso na época, não conseguiram reunir muitas provas ou relatos, já que as testemunhas não confiavam neles.

Agora que Costello se aposentou e Conway precisa de um novo parceiro, Stephen enxerga nessa pista a chance de trabalhar na divisão de homicídios. Porém, ele sabe que Conway não vai aceitá-lo assim tão fácil. Acostumada com uma equipe machista e um ambiente de trabalho hostil, Conway é uma mulher durona e de poucos amigos. Para garantir a promoção, Stephen precisa agradar ao máximo a possível futura parceira e, ao mesmo tempo, resolver o caso.

O Canto dos Segredos possui dois cenários: Antes da morte e um ano Depois da morte de Cris. Os acontecimentos antes da morte de Cris são narrados em 3ª pessoa, e se passam na visão de Holly, Selena, Júlia e Rebeca. As quatro são amigas e possuem algum tipo de vínculo com o assassinato (foi Holly quem levou a nova pista para Stephen). Já no cenário pós morte, o narrador é Stephen.  

O Interessante de O Canto dos Segredos é acompanhar a evolução da narrativa. As características físicas dos cenários e das personagens são tão bem descritas, que parece uma leitura 3D. O ponto alto da narração é a construção do psicológico de cada personagem. As atitudes, a personalidade, os trejeitos, os olhares, todos esse detalhes vão completando o quebra-cabeça e mostrando o caminho para a solução do caso. O legal de tudo isso é que vamos descobrindo junto com os detetives, já que a trama não segue os traços comuns de um romance policial.

O Canto dos segredos também não tem o suspense típico dos livros policiais. Eu não quis ler o próximo capítulo para descobrir o assassino, nem tive a curiosidade de ir até o final e acabar com o suspense (eu faço isso), eu queria saber o próximo passo dos detetives. O lance é esse: descobrir qual vai ser o próximo passo. E a história vai te consumindo, enredando, e no final eu quase esqueci que havia um assassino. Louco né?

E aí o real começa a se misturar ao sobrenatural… Essa parte não achei muito convincente pois faltaram alguns detalhes. Terminei o livro na dúvida se realmente tudo aquilo existiu, se era histeria das alunas do internato ou se era um tipo de surto esquizofrênico coletivo. O outro momento de O Canto dos Segredos que me incomodou, foi a maneira que o detetive Moran descrevia mentalmente as características físicas das meninas entrevistadas. Stephen chegou a usar termos desrespeitosos ao analisar as estudantes, com pensamentos bem machistas sobre elas. Porém, fiquei com a leve impressão que nessa parte a tradução pode não ter contribuído.

Escrito pela atriz e romancista Tana French, O Canto dos Segredos é o 5º livro da série Dublin Murder Squad. Holly e Stephen já apareceram em outro livro, inclusive, essa passagem é citada. A série já ganhou o Prêmio Edgar Allan Poe, um dos mais importante da categoria. Super indico a leitura, principalmente para os aficionados em contos policiais, como eu.

Gostou da resenha? Curta a nossa página do Facebook e acompanhe as novidades.

Amanda Roberto

Carioca, apaixonada pelo Rio e dona de uma personalidade bem eclética. Aficionada em Thriller, Terror, Romances policiais, Romances históricos e um tanto de outros gêneros que nem sei classificar. Adoro contar e ouvir histórias, e sonho em um dia colocar todas elas em um livro. Um dia perfeito? Eu, um livro, uma praia deserta e uns bons petiscos (sem comida não dá).

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Geminiana. Escritora de romances nas horas vagas, mas viciada em séries no dia a dia. Publicitária hiperativa de 9h às 18h. Tem Oasis em todas as suas trilhas sonoras literárias. Prefere o Goodreads ao Skoob. A maluca dos romances de época que ainda vai escrever um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

Ligeiramente Perigosos
Mary Balogh

Compre com desconto

@laoliphantblog

Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Paac Rodrigues

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos