La Oliphant

La Oliphant

Lançamentos

Lovecraft para todos: um culto à H.P. Lovecraft

Débora Costa
01 de novembro de 2017 01/11/2017 0 Comentários

Stephen King, Neil Gaiman, Caitlín R. Kiernan, Ridley Scott, Sam Raimi, Alan Moore e muitos outros criadores seguem o mesmo líder. Se você também é um adorador do lado mais sombrio da literatura, ouça o chamado de Cthulhu e junte-se ao culto a H.P. Lovecraft.

Hoje em dia fica difícil imaginar a cultura pop sem a presença de Howard Phillips Lovecraft. Reconhecido como o legítimo sucessor de Edgar Allan Poe, Lovecraft passou a vida desenvolvendo seres e universos fantásticos. Assim como Tolkien, ele criou sua própria mitologia com deuses e entidades ancestrais.

Seu terror cósmico, onde o bem e o mal independem de carma ou moralidade, influenciou muitos dos livros, filmes, bandas e games que a gente tanto ama. De Evil Dead a Re-Animator, de Alien aos zumbis de George Romero, das músicas do Metallica às capas do Iron Maiden, das partidas de Alone in the Dark ao Asilo Arkham de Batman… os exemplos de adaptações e inspirações são incontáveis, a ponto de “lovecraftiano” ser considerado um estilo.

O mestre dos mestres para todas as gerações

A primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror e à fantasia não poderia comemorar cinco anos de estrada sem o mestre dos mestres em sua casa. H.P. Lovecraft: Medo Clássico Vol. 1 é o livro que todo darksider sempre sonhou. Uma seleção especial de contos e novelas do autor que revolucionou o terror e a ficção científica no século xx, seguindo aquele padrão de qualidade quase psicopata como só a DarkSide® Books sabe fazer.

Uma homenagem àquele que foi tão bem-sucedido na tarefa de pensar o impensável, a edição da DarkSide® é feita de fã para fã: da capa dura à nova tradução com notas comentadas de Ramon Mapa, grande estudioso da obra, dialogando com as ilustrações de Walter Pax, que parecem ter saído do próprio Necronomicon. A obra também conta com uma seleção de cartas e documentos coletados pelo historiador Clemente Penna na Brown University especialmente para esta edição, tudo feito com cuidado e carinho para que os verdadeiros adoradores do filho de Providence tenham em mãos a edição definitiva do mestre.

Miskatonic Edition e Cosmic Edition

“Lovecraft para todos.” Foi dessa frase que surgiu todo o conceito para as novas edições que vão perpetuar o legado do mestre. Leitores de várias gerações vão poder apreciar a magnitude de um autor que é clássico e pop, atual e revolucionário.

Um escritor tão universal como Lovecraft não caberia numa única edição. Por isso, a DarkSide® Books atendeu ao chamado de Cthulhu e preparou duas opções em capa dura: Miskatonic Edition e Cosmic Edition.

O texto das duas edições de H.P. Lovecraft: Medo Clássico Vol. 1 é o mesmo, mas cada uma delas reflete a personalidade de seus peculiares leitores. A Miskatonic Edition é uma obra-prima para sua biblioteca, inspirada na universidade que o escritor criou em seus contos. Já a cosmic edition é uma viagem aos recantos mais alucinados da mente de Lovecraft, mesclando loucura e realidade.

O Fantástico Alfabeto Lovecraft

Para que novas gerações tenham contato com os monstros com cabeça de polvo e asas de dragão, uma surpresa: a DarkSide® preparou um livro especial para as crianças mergulharem no imaginário universal do mestre: O Fantástico Alfabeto Lovecraft.

Lançado através do selo Caveirinha, o primeiro livro da linha infantil da DarkSide®Books é uma cartilha ilustrada que ensina o alfabeto com os personagens mais terríveis e — quem diria? — fofinhos do autor.

Planejado pelo ilustrador Greg Murphy e o escritor Jason Ciaramella, o livro explora toda a mitologia de Lovecraft de A a Z para que os pequenos possam dar seus primeiros passos com o verdadeiro professor do fantástico. Um presente ideal para filhos, irmãozinhos caçulas, sobrinhos, netos ou mesmo para aquela criança levada que existe dentro de todos nós. A editora mais caveirosa do Brasil recebe o mestre de braços — e tentáculos — abertos. Lovecraft é para todos.

Sobre o autor:

H.P. Lovecraft nasceu em 20 de agosto de 1890 na cidade de Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos. Produziu inúmeros contos, ensaios e romances de fantasia e terror. Desde pequeno, Lovecraft apresentava uma saúde delicada, com casos agravados por constantes mudanças ao longo da vida e, ainda que não tivesse frequentado a escola com regularidade, foi uma criança intelectualmente precoce. Seus trabalhos, inspirados constantemente por pesadelos, são discutidos até hoje por uma legião de leitores impactados pela sua mitologia repleta de simbolismos

Débora Costa

Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Geminiana. Escritora de romances nas horas vagas, mas viciada em séries no dia a dia. Publicitária hiperativa de 9h às 18h. Tem Oasis em todas as suas trilhas sonoras literárias. Prefere o Goodreads ao Skoob. A maluca dos romances de época que ainda vai escrever um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

O Príncipe Corvo
Elizabeth Hoyt

@laoliphantblog

Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Paac Rodrigues

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Compre com desconto

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos