La Oliphant

La Oliphant

Mangás & Animes

Arakawa Under the Bridge por Hikaru Nakamura

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Panini
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 180

Comprar:


Sinopse: Ric é um jovem bem-sucedido, e Nino, uma bela garota sem-teto. Às margens do rio Arakawa, os dois se envolvem numa estranha relação, que mudará completamente a vida de Ric. Pela primeira vez no Ocidente, esta é uma obra neossensorialista recheada de metáforas irônicas e humor ácido. Afinal, é uma comédia...? Ou não?

Beatriz Kollenz
18 de março de 2017 18/03/2017 3 Comentários

Resolvi fazer uma coisa diferente e dessa vez vou falar de um mangá que está em lançamento aqui no Brasil. Arakawa Under the Bridge está completo no Japão com 15 volumes, aqui no Brasil a série está no seu quinto volume e tem publicação bimestral.

A série de autoria da incrível Hikaru Nakamura, já conhecida pelo mangá Saint Onii-san,  saiu na revista seinen Young GanGan. Aqui temos a história de Ichinomiya Kou, herdeiro de uma mega corporação que cresceu a vida toda com apenas um objetivo: nunca dever nada para ninguém. Conhecido por ser perfeito em tudo que faz, Kou acaba em uma situação bem inusitada ao cruzar a ponte sobre o rio Arakawa.

Depois de ter suas calças roubadas ele cai no rio e é ajudado por Nino, uma jovem que diz ser uma alienígena venusiana. Para não ficar devendo nada ele aceita se relacionar com ela e passa a viver debaixo da ponte. Kou recebe o nome de Ric e conhece toda a trupe que mora debaixo da ponte, uma coleção de pessoas estranhas e nenhum um pouco previsíveis.

Depois de toda essa sinopse já dá pra perceber que Arakawa não é um mangá normal. Focado na comédia nonsense, vemos várias rapsódias absurdas repletas de um humor fino e inusitado. Aqui temos um homem que afirma ser um Kappa, mas na verdade não passa de uma pessoa fantasiada, temos um estrangeiro vestido de freira que afirma ser um ex-soldado, temos um ex-executivo que está condenado a andar para sempre sob uma linha branca.

Posso continuar até amanhã descrevendo o absurdo que cerca os moradores dessa “cidade” maluca debaixo da ponte.

O que mais me atraiu em Arakawa não foi o humor, mas sim o subtexto escondido por de trás de toda a comédia. Não demora muito tempo para descobrirmos que todas aquelas pessoas sem teto estão profundamente quebradas, viver naquele mundo a parte da sociedade foi à forma que eles encontraram para continuar em frente.

Ric também muda com o andar da história, ele aprende a confiar nas pessoas, a ser mais humilde e aprende sobre o amor (algo que nem ele e Nino conheceram durante a vida). Por detrás da trama vemos várias críticas sociais, reversão de conceitos intricados na nossa sociedade e isso é que faz o mangá ser tão interessante.

Você tem aqui uma comédia muito divertida, mas nenhum pouco boba. Arakawa conta com duas adaptações: uma em anime e outra em live action. Indico você a correr atrás dos volumes e acompanhar o lançamento, a edição da Panini está linda e conta com as páginas coloridas do original. Cabe aqui comentar que as capas da série são um show a parte!

Gostou da resenha? Não deixe de seguir o blog no Facebook para acompanhar as novidades!

Beatriz Kollenz

Bia Kollenz, 24 anos. Farmacêutica. Ama borboletas. Romântica incurável. Membro da casa Targaryen. Estudante da Grifinória. Moradora do distrito 12. Amante das 7 artes. Livros clássicos. Musicais. Mangás. Piano. Disney. Ghibli. Avoada. Tímida. Desastrada. Preguiçosa. Leonina.

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de Steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

The Beauty of Darkness
Mary E. Pearson

Compre com desconto

@laoliphantblog


Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos