La Oliphant

La Oliphant

Literaría

Como os livros da Sarah Dessen envelheceram junto comigo.

Débora Costa
26 de agosto de 2017 26/08/2017 0 Comentários

Eu formei minha opinião sobre o homem perfeito, imergindo nos livros de Sarah Dessen; Quando eu tinha 16 anos, eles pareciam ser a melhor maneira de acordar com um cara sensível, pensativo, um pouco lento para perceber que estão apaixonados, mas que eventualmente acabam tirando a heroína de sua concha e ajudando-a a experimentar mais na vida . Adorei esses livros sem nem mesmo uma pitada de ironia.

Eu brinco que livros como This Lullaby e The Truth About Forever são os motivos pelos quais eu não namorei no ensino médio; Naquela época, pensei que os meninos da minha vida iriam se transformar em heróis dedicados e gentis dos enredos de Dessen. Quando nunca o fizeram, mergulhei minha cabeça em mais livros.

Na faculdade, me voltei para esses livros como se fossem uma fortaleza – uma fuga da complicação de todas as coisas que eu estava aprendendo sobre a vida, a nuance dela e as grandes e iminentes decisões do que fazer com a minha vida. Os livros de Dessen são muitas vezes sobre o último ano do ensino médio ou o verão antes do início da faculdade, e quando me aproximei do final da faculdade, senti que eu tinha muito em comum com essas heroínas novamente, não em suas vidas amorosas, mas no fato de elas estavam prestes a se aventurar em um mundo maior e mais amplo, e muitos delas não tinham certeza do que esperava por elas.

Os personagens geralmente não passavam de figurantes em suas próprias vidas para pessoas que podiam fazer escolhas por si mesmas no decurso de 300 páginas e, assim, livros como Just Listen e Lock and Key me fortificaram com suas heroínas que não apenas se apaixonaram: Elas também defenderam o que importava para elas e colhiam as recompensas mesmo quando o sucesso era incerto.

Agora estou chegando aos 30 anos, e eu percebi que havia um livro que eu não tinha lido, Along for the Ride. Os livros de Dessen costumam referir divórcio, casamento e filhos, mas Along for the Ride apresentou as dificuldades da nova maternidade (especialmente com um marido que não é um parceiro perfeito) de uma forma que nem durante o ensino médio ou a faculdade eu teria apreciado. Eu realmente adorei ver a heroína de 18 anos, ficar exasperada com o bebê em sua casa e, por sua vez, se tornar uma grande maravilhosa irmã mais velha. Eu leio esses livros agora com um olho em como meu próprio casamento acabou (louco, assim como os casamentos apresentados nos romances de Dessen, mas também ótimo), e um olho em como o início da minha própria família pode ser no futuro.

Dessen retrata o mundo de uma maneira que não finge que tudo está bem, mas também não finge que tudo está irremediavelmente danificado e, embora não seja a única no mundo literário em que vivemos, continua sendo o meu grupo favorito de lendas de praia. A coisa legal é que os enredos, mesmo que os leitores envelheçam, permanecem relevantes de diferentes maneiras. Eu não teria nenhum problema com minha própria filha hipotética algum dia escolhendo minha coleção e andando de mãos dadas as heroínas de Dessen e seus interesses amorosos doces e com alma e assuntos sérios de todos os setores da vida.

Esta publicação foi escrita por Laura Marie e originalmente publicada no site Book Riot. O La Oliphant é responsável apenas pela tradução do conteúdo.

Débora Costa

Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Geminiana. Escritora de romances nas horas vagas, mas viciada em séries no dia a dia. Publicitária hiperativa de 9h às 18h. Tem Oasis em todas as suas trilhas sonoras literárias. Prefere o Goodreads ao Skoob. A maluca dos romances de época que ainda vai escrever um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

O Príncipe Corvo
Elizabeth Hoyt

@laoliphantblog

Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Paac Rodrigues

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Compre com desconto

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos