Literaría 22out • 2015

Você sabe o que é ser Otaku?

tumblr_static_otaku_for_life___wallpaper_by_lordsarito-d4x5zaw

Bem-Vindos ao Lado Nerd da Força!

Como eu disse no post passado o mundo Geek/Nerd é bem extenso e cheio de nomenclaturas, na minha opinião ambos tem um significado e representam pessoas e/ou grupos distintos, você ser nerd não significa que é um geek assim como ser geek não é o mesmo que ser nerd, hoje falarei  um pouco sobre outro grupo que a cada dia cresce mais no universo nerd mas tem o seu próprio nome: Os OTAKUS!

Otaku é uma expressão originada no japão, que era usada para designar pessoas consideradas fãs extremistas de um determinado assunto, porém no japão um individuo otaku é considerado socialmente isolado e com poucos cuidados higiênicos o que torna o termo ofensivo. Aqui no Brasil o termo é destinado aos fãs da cultura japonesa, porém é mais usado para as pessoas que são fãs de animes e mangás. Diferente da maioria das informações que vemos na internet o termo OTAKU é utilizado para homens e mulheres, e não, muitos otakus não utilizam o termo OTOME para definir as mulheres, na realidade alguns preferem a não utilização do mesmo.

Kuroshitsuji03

Os OTAKUS apesar de pouco conhecidos são um grupo bem grande, e a cada dia ganham mais visão junto aos nerds/geeks, e diferente do que muitos pensam a maioria que se denomina otaku não é antissocial ou recluso, pelo contrário o número de eventos com foco nesse grupo especifico é bem grande, aqui em brasília até meados de 2012/2013 existiam inúmeros eventos e encontros para a galera otaku, eu mesma já fui organizadora de alguns.

Apesar de todo o espaço que os otakus vem ganhando, poucos sabem o que é ser otaku, o que define um otaku ou confundem o termo utilizado, e pode parecer confuso mas a resposta é um pouco mais simples, se você gosta de animes, mangás, j-pop, j-rock entre outras coisas ligadas a cultura japonesa você pode sim se considerar um Otaku.

Paac Rodrigues ver todos os artigos
Taurina, apaixonada por Harry Potter e fascinada por serial killers, é estudante de psicologia e mãe de uma cachorrinha linda chamada Neve. Viciada em jogos online, conheceu o amor de sua vida em um jogo e agora vivem juntos em um reino distante, provavelmente lendo algo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

6 Comentários

  • Olá,
    Como leio mangás há muito tempo, e fui a muitos eventos e essas coisas. Já estou familiarizada com a expressão, mas creio que o sentido real da palavra se aplica mais no oriente do que aqui.

  • Juliana Garcez
    24 out 2015

    Oi, Paac!

    Já tinha ouvido o termo, mas não sabia seu significado. Com certeza não sou uma OTAKU! rsrs Mas conheço algumas pessoas que são. E agora que aprendi o que significa o termo, compreendo porque eles se consideram assim.

    Obrigada pela explicação!

  • Nilda de Souza
    23 out 2015

    OI, Paac!

    Eu conhecia esse termo há um tempinho. Minha enteada é loucamente apaixonada pela cultura japonesa, por mangás e tudo mais. Eu também participei de alguns eventos.

    Beijos!

  • Larissa Maciel
    23 out 2015

    Olaa. Nunca fui chegada a animes e mangas, mas sempre me interessei e acho legal a cultura. Hehe Ótima ideia de post, espero ver mais destes por aqui!

  • Morgana Brunner
    23 out 2015

    Oiii, sempre fui mega apaixonada por animes e mangás, mas ultimamente nem tenho mais tempo para olhar 🙁
    Meu favorito sempre foi e sempre será Elfen Lied <3
    Beijos

  • Maria
    23 out 2015

    Engraçado como o termo pode mudar de significado de um país pro outro! Não sabia que tinha esse significado no Japão. Já fui mais fã de animes e mangás, acabei deixando de lado por falta de tempo mesmo. Mas ainda tento assistir um outro às vezes, o último que eu tentei acompanhar foi “Bleach”, mas meu namorado não me esperou e acabei ficando pra trás :/

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

  • Siga o @laoliphantblogInstagram