Literaría 25maio • 2016

Dia da Toalha

Dia da Toalha
E eis aqui nossa semana nerd em homenagem a esse universo que a cada dia cresce mais e ganha mais espaço entre os fãs.  O dia 25 de Maio (hoje) é conhecido mundialmente como O Dia da Toalha que nada mais é que uma referência e homenagem ao queridíssimo e amado Douglas Adams o autor da trilogia O Guia do Mochileiro das Galáxias, o dia se tornou um marco pois os fãs resolveram homenagear o autor em 25 de Maio de 2001, o ano que o autor faleceu, então o dia começou como uma forma de recordar o autor.

No dia 25 de Maio de 2006 um grupo de Geeks na espanha resolveu se reunir em orgulho a sua ‘’carteirinha Nerd’’, esse eventou reuniu um número considerável de pessoas que estavam ali não somente pra celebrar mas também para homenagear a saga Star Wars que teve seu primeiro filme lançado em 25 de Maio de 1977.

Muitos fãs não gostam dessa mistura ou não consideram o dia como dia do orgulho do nerd, por isso o dia é mais conhecido e considerado como O dia da Toalha, e mesmo não estando dentro desse pensamento e achar que podemos comemorar tudo ligado a esse universo no mesmo dia acho interessante, principalmente a teoria da Toalha, de acordo com o guia o mochileiro  interestelar pode esquecer quase tudo, exceto sua toalha, que é um item essencial e até mesmo salvador de vidas:

Dia da Toalha
“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth.”

Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);

Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc.

Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

No final das contas o que vale é comemorar e ser feliz com as suas nerdices!

Paac Rodrigues ver todos os artigos
Taurina, apaixonada por Harry Potter e fascinada por serial killers, é estudante de psicologia e mãe de uma cachorrinha linda chamada Neve. Viciada em jogos online, conheceu o amor de sua vida em um jogo e agora vivem juntos em um reino distante, provavelmente lendo algo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

14 Comentários

  • Bia Santana
    02 jun 2016

    Oie!
    Estou cercada de nerds e ainda não li o guia do mochileiro, estou achando um absurdo isso hahaha. Pelo menos eu já tenho alguma noção do pq da toalha rsrs.
    Bjks, muito bom o post!

  • Laura Truan
    01 jun 2016

    Oi
    Tudo bom?
    Adorando todas as postagens especiais do nosso dia <3
    Nunca li O Guia do mochileiro das galáxias, mas sou louca para ler!
    Bjos

  • Carla
    01 jun 2016

    Oie!
    Confesso que não sabia da origem do Dia da Tolha, assim como da importancia do item. Nem tinha imaginado essas utilidades para ela em uma aventura. Muito boa essa postagem, fiquei sabendo de algo que desconhecia.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

  • Nerdíssimos
    01 jun 2016

    Nossa semanaaa! Hahahaha
    Adorei o post, muito instrutivo, aposto que tinha muita gente que não sabia o porquê da toalha, né?!
    Parabéns pela explicação e pela semana!
    Beijo

  • Ruhh Belle
    01 jun 2016

    Ooi! Eu já tinha lido um outro post sobre, por isso já não fico perdida do porquê da toalha hahaha Não me considero nerd, mas até gosto do mundo tecnológico ee de informática.
    Eu nunca li (e confesso que não conhecia há um tempo atrás) esses livros do autor, mas acho as capas interessantes, mas não sei se a leitura fluiria.
    Parabéns pelo post!
    Beeijos

  • SUZZY CHIU
    01 jun 2016

    Oioi! Tudo bem?
    Ai que post bacana, para gente que gosta, mas mtas vezes nao sabemos de onde vem o termo dia da toalha ne?
    Eu ainda nao li a trilogia O Guia do Mochileiro das Galáxias, que na verdade é uma seria de 5 livros hahah…mas conheço a historia.
    Lindo post.
    Beijos.

  • SUZZY CHIU
    01 jun 2016

    Oioi! Tudo bem?
    Ai que post bacana, para gente que gosta, mas mtas vezes nao sabemos de onde vem o termo dia da toalha ne?
    Eu ainda nao li a trilogia O Guia do Mochileiro das Galáxias, que na verdade é uma seria de 5 livros hahah…mas conheço a historia.
    Lindo post.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

  • Fernanda Yano
    01 jun 2016

    Oiee

    Adorei seu post. Ficou incrível!
    Eu já tinha ouvido falar mas por cima, agora com post que soube um pouco mais. Legal isso da teoria da toalha rs.
    Gostei mesmo!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br

  • David
    01 jun 2016

    Oi Paac!
    MEU DIA <3
    Não sou fã de carteira do Douglas Adams não, mas já li até o quarto volume da série do Mochileiro. Uma pena que o quarto tenha sido tão ruim que me fez desistir da série. Adorava o Marvin, mas quando ele teve fim na história, tudo perdeu o sentido e não quis mais arriscar 🙂
    Comemoro o dia especialmente porque amo MANGÁS E HQS <3

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

  • Oi, tudo bem? Achei super legal a postagem, é bem informativa.

  • Beatriz Andrade
    31 maio 2016

    Eu sempre escuto uns falando que é o dia da toalha e outros falando que é o dia do orgulho nerd, cheguei a ler um post falando que os dois nunca são no mesmo dia e sempre fiquei confusa com isso Achei o seu post bem esclarecedor.

  • Daniele
    30 maio 2016

    Olá
    Adoro essa semana do orgulho nerd, também não ligo de juntar tudo não, aproveito para ler O Guia, os livros de SW, Star Trek, e aqueles vários livros de ficção cientifica e fantasia que amo.
    Mas O Guia é O Guia, cheguei a dar o nome de Marvin para um dos meus gatos.
    Feliz dia do Nerd.
    Beijos

    http://www.poyozodance.blogspot.com.br

  • FECPRATES
    30 maio 2016

    Olá, adorei seu post, especialmente por sua importância nessa semana nerd 😉 Confesso que eu não costumo me envolver muito, mas fico encantada com o pessoal que agita a toalha e vai atrás dos movimentos. Enfim, o movimento não para e nem pode parar de crescer.
    Beijos, Fer

  • Morgana Brunner
    30 maio 2016

    Oiii Paac, tudo bem?
    Fiquei bem surpresa diante desse dia, eu nem tinha noção que existia e fiquei sabendo sobre o que se tratava mesmo pesquisando nos blogs e agora nessa postagem, realmente adorei!!! No próximo ano quero trocar livros hahhahahhaha por esse dia incrível.
    Beijinhos

  • Siga o @laoliphantblogInstagram