La Oliphant

La Oliphant

Lista

Filmes de direções femininas que você precisa assistir

Débora Costa
06 de março de 2017 06/03/2017 2 Comentários

Umas das coisas mais legais de estar fazendo a #SemanaDasMinas é ter a oportunidade de descobrir o trabalho de mulheres incríveis. Sabe quantas vezes eu já desisti de fazer muitas coisas porque me disseram que “por ser mulher” talvez aquela não fosse a melhor profissão? Ou melhor curso? Ou o melhor projeto? Muitas vezes. E essa pesquisa, esse contato com o trabalho dessas mulheres tem me dado nada mais do que inspiração.

Pensando nisso, na publicação de hoje eu resolvi fazer uma lista bem legal com alguns filmes que são protagonizados por mulheres – ou contam a história de uma protagonista feminina – mas que ao mesmo tempo foram produzidos por mulheres – o que eu acho que foi grande parte dos filmes terem funcionado tão bem. São filmes que, de alguma forma, passam uma mensagem empoderadora, que exploram o universo feminino de diversas formas e que merecem muito ser vistos por todas nós.

Garota Fantástica (Whip it!)

garota-fantastica

Bliss Cavendar (Ellen Page) vive em uma pequena cidade do Texas e anseia se libertar do mundo dos concursos de beleza e conformidade de sua mãe. Ela vê uma oportunidade quando conhece as “Hurl Scouts”, uma equipe de patins. Ela tenta entrar para a equipe e consegue uma vaga, mentindo para seus pais sobre seu novo passatempo. Bliss encontra amizade e liberdade entre suas companheiras, mas um conflito entre um jogo do campeonato e o concurso de beleza ameaça o seu segredo.

Garota Fantástica foi dirigido pela nossa querida – e eterna Cinderela – Drew Barrymore e com roteiro de Shauna Cross, além de ser um dos meus filmes favoritos dessa lista, principalmente por ele quebrar aquele padrão de protagonistas bonitinhas, que querem ser consideradas “damas” e “princesas”. Quando eu vi esse filme a primeira vez, lá em 2009, eu senti realmente que eu podia fazer o que eu quisesse, e acho que essa era a ideia do roteiro desde o começo.

Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel)

coco antes de chanel

Coco Chanel era uma jovem humilde com talento para costura e trabalhava como cantora em um bar. Sua vida muda quando ela se torna amante e conselheira de modas de um rico herdeiro. Cansada dos chapéus floreados, dos espartilhos apertados e metros de fita que definem a moda feminina, Coco usa as roupas de seu amante como ponto de partida para criar uma elegante e sofisticada linha feminina que a leva para o topo da costura parisiense.

Com direção de Anne Fontaine, Coco Antes de Chanel conta uma história importante, de uma mulher de origem humilde e que hoje se tornou referência de moda para mulheres no mundo todo. Acredito que Coco tenha sido apenas mais um exemplo do quão longe uma mulher pode ir quando quer conquistar algo. A sua história é uma inspiração para qualquer mulher que deseje seguir um sonho – seja lá qual for esse sonho.

O Silêncio de Melinda (Speak)

Speak-Movie-kristen-stewart-7224985-960-540

Após ser agredida numa festa, estudante recorre à polícia, mas ainda sob o impacto do trauma, não consegue relatar os fatos como realmente aconteceram. Estigmatizada na escola e sem o apoio da família, a jovem mergulha num mundo de silêncio e dor.

Dirigido por Jessica Sharzer, O Silêncio de Melinda é um filme que sempre que eu assisto, me arrepia. Eu sei que de todos dessa lista, talvez ele não seja o que tem a mensagem mais positiva, mas o que esse filme aborta é – definitivamente – muito importante. Para quem não sabe, o filme é inspirado no livro “Fale”, lançado no Brasil pela Editora Valentina. Ambos livro e filme valem muito a pena ser conferidos por vocês.

Garota em Progresso (Girl In Progress)

68341_29

Grace é uma mãe solteira que se divide entre trabalhar, pagar as contas e dar atenção a dois interesses amorosos. Sua filha, Ansiedad, fica em segundo plano. Inspirada então por uma professora de inglês, Ansiedad abre mão da adolescência e tenta começar uma vida fora de casa sem a mãe.

Sob o olhar cuidadoso de Patricia Riggen Garota Progresso retrata a realidade da mãe solteira e das transições que nós mulheres passamos durante a adolescência. A primeira vez que eu vi esse filme ele me fez pensar muito sobre o meu relacionamento com a minha, que também foi mãe solteira e tudo o que eu passei e aprendi na vida foi baseado nessa minha ausência de figura paterna. A verdade é que Garota em Progresso talvez não seja o meu favorito da lista, mas ao mesmo tempo é um filme que me emocionou muito quando eu assisti.

Ginger & Rosa (Ginger & Rosa)

20505558

Ginger e Rosa são amigas inseparáveis. Elas sonham com uma vida melhor que a de suas mães e passam a idolatrar o pai de Ginger. Com a Guerra Fria e a revolução sexual da época, a amizade delas é abalada.

Com direção e roteiro de Sally Potter, eu não sei nem como explicar o quão impactante é assistir Ginger & Rosa. Eu acho que a relação das duas, principalmente para a época que o filme se passa é muito importante. O filme mostra o quanto ainda temos que lutar pelos direitos das mulheres e o quanto da cultura do machismo ainda está enraizada na sociedade. É um filme muito importante para compreender o papel da mulher na sociedade daquela época e como as coisas mudaram desde então.

16934043_1448780361800964_1771467499_n

Débora Costa

Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Geminiana. Escritora de romances nas horas vagas, mas viciada em séries no dia a dia. Publicitária hiperativa de 9h às 18h. Tem Oasis em todas as suas trilhas sonoras literárias. Prefere o Goodreads ao Skoob. A maluca dos romances de época que ainda vai escrever um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

O Príncipe Corvo
Elizabeth Hoyt

Compre com desconto

@laoliphantblog

Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Paac Rodrigues

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos