La Oliphant

La Oliphant

Cinema

Shadowhunters

Vinicius Fagundes
20 de janeiro de 2016 20/01/2016 7 Comentários

shadowhunters-1

Algum tempo atrás, eu escrevi um post comentando sobre a adaptação cinematográfica de Cidades dos Ossos, da Cassandra Clare, comparando o elenco do filme com o elenco da nova série de TV, que tinha sido anunciada. No post, eu disse que estava otimista para a série, já que nela, haveria mais tempo para explorar elementos do universo dos livros que o filme não conseguiu.

Bom, a série, intitulada Shadowhunters teve sua estréia oficialmente no dia 12 de janeiro, pelo canal Freeform, antes conhecido como ABC Family. Logo depois, a Netflix, também conhecida como dona da minha vida, anunciou que a série seria distribuída como uma produção original deles, e teria seus episódios disponibilizados semanalmente. Até o fechamento deste post, os dois primeiros episódios já estavam disponíveis na Netflix, pra quem quiser assistir. Mas afinal de contas, a série ficou boa? É melhor que o filme? É uma adaptação digna dos livros?

shadowhunters-2

Pra ser sincero, não. A série, em vez de se aproveitar do formato episódico para realmente explorar o universo dos caçadores de sombra e prologar o suspense da história, tenta passar o máximo possível de informação para o espectador, o que prejudica o andamento da história. Isso acaba prejudicando a história de duas formas: Quem já leu os livros se frusta, já que a série não se aprofunda nos detalhes; e quem não leu fica confuso, já que tudo fica mau explicado. Ninguém sai ganhando. (Alem das mudanças sem necessidade, tipo, não faz sentido nenhum os Caçadores de Sombras usarem tanta tecnologia, já que eles consideram os mundanos inferiores.)

Isso, sem falar nas atuações. Eu não lembro se já mencionei isso antes, mas eu não suporto séries adolescentes (ex: Pretty Little Liars, Vampire Diaries, etc) e o nível de atuação em Shadowhunters tá bem parecido com o que essas séries oferecem. Os únicos que se salvaram, e bem por pouco, foram Alberto Resende, Matthew Dadario, e Alan van Sprang que interpretam Simon, Alec e Valentin, respectivamente. O resto do elenco varia entre ruim ou esquecível.

Pra não dizer que eu não gostei de nada, vou citar uma coisa que a série fez bem: a mudança na personagem Maureen, interpretada pela atriz Shailene Garnett. Nos livros, Maureen é uma menina de 14 anos que tem uma queda pelo Simon. Na série, ela faz parte do grupo de amigos de Clary e é colega de banda de Simon. Isso pode parecer um pouco aleatório, mas a personagem de Maureen acaba se tornando mais importante ao longo dos livros e a trajetória da personagem se torna bem mais significativa quando ela já é amiga de Clary e Simon.

shadowhunters-3

Por fim, mais uma adaptação decepcionante para a lista. Acho que o maior problema da série é o fato de que ela parece ser direcionada para um público jovem demais. Shadowhunters podia ser uma ótima série sobrenatural, uma espécie de sucessora de Buffy, A Caça Vampiros, mas acabou caindo na armadilha de seguir os passos das outras séries da ABC Family.

E vocês? Assistir Shadowhunters, ou pretendem assistir? Já leram os livros? Não deixem de dar a opinião de vocês aqui nos comentários!

Vinicius Fagundes

23 anos. Formado em Publicidade e Propaganda. Viciado em histórias. Desconhecido mundialmente.

ver todos os artigos »



Deixe seu Comentário


Débora Costa

Débora Costa

Geminiana. Escritora de romances nas horas vagas, mas viciada em séries no dia a dia. Publicitária hiperativa de 9h às 18h. Tem Oasis em todas as suas trilhas sonoras literárias. Prefere o Goodreads ao Skoob. A maluca dos romances de época que ainda vai escrever um livro sobre viagem no tempo.

O que eu estou lendo?

O Príncipe Corvo
Elizabeth Hoyt

@laoliphantblog

Colaboradores

Vinicius Fagundes

ver todos os artigos »

Beatriz Kollenz

ver todos os artigos »

Paac Rodrigues

ver todos os artigos »

Editoras Parceiras

Compre com desconto

Assine nossa Newsletter

Últimos Vídeos